Estes são os Anais de Evento da III Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, realizada de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em Curitiba.

O evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR; o Programa de Gestão Urbana da PUC-PR, o Programa de Pós-Graduação em Direito e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, ambos da UFPR.

Os participantes submeteram resumos expandidos que foram aprovados por uma comissão avaliadora composta por professores dos referidos Programas de Pós-Graduação.

A Semana contou com a palestra de abertura do Professor e Cientista Político Humberto Dantas, com o tema: O desafio de equilibrar o rigor acadêmico e o pragmatismo político - onde convergir?
Em seguida, os seminários foram apresentados, divididos em 5 Grupos de Trabalho:

Dia 29/08 - GT Políticas públicas e federalismo;

Dia 30/08 - GT Gestão urbana, mudanças climáticas e inovação social.

Dia 31/08 GT Eleições, partidos e representação política e  GT Comunicação, Internet e desinformação;

Dia 01/09 GT Instituições políticas e relação entre Poderes.

Alguns autores submeterem trabalhos completos a fim de concorrem à premiação do evento e à submissão rápida na Revista do Legislativo Paranaense. O trabalho premiado pela Comissão Organizadora foi “A aprovação de matérias legislativas na Câmara Federal a partir de uma perspectiva de gênero” de autoria de Geissa Franco, e co-autorias de Patricia Carneiro, Ana Quele Passos e Adriana Aureo Mota Bueno, oriundas do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPR.

As notícias e fotos do evento podem ser acessados no site da Escola do Legislativo da Alep: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/noticias